Das ruas para o tatame

Em Jaboatão dos Guararapes, uma escola de Taekwondo vem mudando a realidade dos jovens através do esporte

Por Gabriela Melo

A academia Santana de Taekwondo é uma associação não governamental que está na terceira colocação no ranking nacional da Confederação brasileira de Taekwondo (CBTKD), em seu tatame já passaram mais de 60 alunos durante 12 anos de existência no bairro de Prazeres e filiais. Atualmente a escola tem seis atletas de ponta no ranking nacional.

As filiais que se dividem nos bairros de Sotave, Escada, Piedade e Coqueiral, não recebem apoio do governo e nem de patrocinadores, tudo é pago pela mensalidade dos alunos que não são bolsistas e pelo fundador do projeto.

Apesar da pouca estrutura e falta de recursos, o treinamento é intenso e a academia recebe alunos de várias idades, a exemplo de Davi Barbosa de 5 anos e Maria Conceição de 50. Eles não aprendem somente as técnicas da luta, para o professor, o essencial é estudar e colocar em prática disciplina dentro e fora do tatame.

A maioria dos alunos não tem condições de pagar a mensalidade de R$ 60,00 (sessenta reais), mas não ficam de fora muitos recebem bolsas. O objetivo da equipe não é apenas ganhar medalhas, mas dar um futuro aos alunos que não tinha nenhuma perspectiva de vida. Segundo o fundador do projeto, professor e mestre Roberto Santana há vantagem os jovens estar na academia. ”É bom tirar os jovens das ruas, lá fora eles são desafiados e estimulados a violência, enquanto aqui eles ocupam a mente, aprendem e treinam,” comenta Roberto.

Nas aulas os alunos recebem regras que precisam ser seguidas, mas que eles não se sentem desmotivados a fazer explica o Professor. “Se algum deles brigarem nas ruas ou em casa é afastado da academia; Então a disciplina que recebem aqui eles levam para a rua. Tanto é que nesse tempo ensinando nunca tive índice de meninos que se tornam ‘maloqueiro’, pelo contrário. Eu tenho aluno que era pichador e agora é cabo do exército”.

João Santana filho do professor Roberto, hoje tem 18 anos, mas aos sete foi o mais novo atleta a conquistar faixa preta da Academia. Em 2005 ganhou a copa América de São Paulo, e atualmente é o quarto colocado da categoria 55 kg do juvenil masculino na CBTKD. “Se não fosse meu pai não estaria aqui. Ele sempre me incentivava a treinar e olha onde estou isso é gratificante para mim,” Afirmou João. 

O exemplo além da família

O mestre não incentiva apenas os filhos, cada aluno que vai em busca dos sonhos e não desiste da realização é estimulado pelo professor, a exemplo de Nathalia Barbosa, que é a terceira colocada dos 59 kg do Juvenil feminino no ranking nacional. “Quando cheguei aqui eu nem tinha 13 anos e o Roberto me estimulava, antes só passava meu tempo na rua conversando e saindo com minhas amigas, hoje passo a maior parte do dia treinando tenho sonho e objetivos; Quero fazer faculdade, chegar à seleção brasileira, viajar para os mundiais. No ano que vem vou tentar entrar na seleção e quem sabe poder participar das olimpíadas em 2020.” falou esperançosa.

Serviços
Academia Santana de Taekwondo
Endereço: Rua Dois n° 109, Prazeres. 
Atendimento: nas terças e quintas de 19h ás 21h
Contato: 9.8601-9263 (Roberto Santana).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morre o jornalista e apresentador, Marcelo Rezende, após de lutar contra o câncer. O velório será na Alesp

Tenha pequenas reservas e deixe Deus fazer o milagre!

Pesquisas sobre a criminalidade infantil no Recife constatam o aumento da violência