Parque Histórico Nacional dos Guararapes

Conheça a história de um dos locais mais visitados em Jaboatão dos Guararapes

Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres

   Morro dos Guararapes ou como é mais conhecido Monte dos Guararapes fica localizado no Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife. O morro foi tombado pelo presidente Castelo Branco em 1965, por ter sido o palco de duas grandes batalhas nos anos de 1648 e 1649. O confronto foi entre o exército da Holanda e os defensores do império Português.

   Marcada pela Insurreição Pernambucana, por ter os lusos-brasileiros vencido e expulsado os holandeses do Brasil, a batalha também é lembrada como A Guerra da Luz Divina. Nesses confrontos muitas alianças foram formadas, 18 lideres pernambucanos se reuniram para comandar as batalhas, entre eles se destacam André Vital de Negreiros, João Fernandes Vieira, Henrique Dias e Felipe Camarão.

   No século VXII foi erguida a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes, onde estão os restos mortais de André Vidal de Negreiros e João Fernandes Vieira. Atras da igreja tem uma área reservada de árvores do pau Brasil. Até hoje acontecem missas na capela, de estilo Barroco, e outros eventos como casamentos e batizados.

   Atualmente o Morro dos Guararapes é um Parque Histórico Nacional dos Guararapes, onde se preserva a história de luta, força e fé. Além disso, é ali que em todos os anos se comemora a tão famosa festa da pitomba e é uma ótima opção para passar as tardes com amigos e familiares.

Quer conferir mais?
Veja as fotos
Foto: Gabriela Melo

Foto: Gabriela Melo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morre o jornalista e apresentador, Marcelo Rezende, após de lutar contra o câncer. O velório será na Alesp

Tenha pequenas reservas e deixe Deus fazer o milagre!

Pesquisas sobre a criminalidade infantil no Recife constatam o aumento da violência